logo boiron
tratamentos de cancro de mama homeopatia

Homeopatia, para ajudar e apoiar os tratamentos de cancro de mama

Tempo de leitura: 5 min
Voltar aos artigos

A homeopatia pode, além dos tratamentos convencionais, aliviar os efeitos físicos e psicológicos...

Apoiar mulheres com cancro de mama

A homeopatia pode, além dos tratamentos convencionais, aliviar os efeitos físicos e psicológicos de uma doença que afeta uma em cada dez mulheres, o cancro da mama. É recomendado por muitos hospitais e apreciado pelos seus doentes, pois um em cada três doentes afirma ter utilizado a homeopatia durante o tratamento do cancro1.

cancro da mama boiron

Testemunho de François Roux, farmacêutico, sobre a utilidade da homeopatia nos cuidados de suporte

Farmacêutico da região de Toulouse, François Roux faz parte do Grand Toulouse Breast Institute, que visa melhorar o acompanhamento dos doentes.

“É fundamental seguir os tratamentos convencionais prescritos pelo Médico de Oncologia. A homeopatia virá como acompanhamento, porque não cura o cancro. Na verdade, é útil para melhorar a qualidade de vida de um doente, reduzindo os efeitos secundários indesejados do tratamento convencional e aliviando o sofrimento psicológico. Cada vez mais a área de oncologia dos hospitais utiliza a homeopatia e verifica que os doentes se sentem melhor. Para ter acesso a cuidados de suporte, os coordenadores de cuidados podem recomendar um homeopata com formação em oncologia. Em todo o caso, não recomendo a automedicação. Deve consultar um médico homeopata e comunicar à equipa médica de oncologia. A partir do programa de atendimento personalizado do doente (PPS), o médico homeopata prescreve uma receita para prevenir os efeitos secundários esperados. Desta forma, devem ser aplicado os protocolos recomendados pela International Homeopathic Society for Supportive Care in Oncology (SHISSO). O protocolo será ajustado durante o tratamento e personalizado de acordo com os sintomas manifestados pelo doente. A homeopatia pode, portanto, acompanhar um doente assim que este tem conhecimento sobre a doença, para ajudá-la a controlar o stress, para ajudar na melhoria dos efeitos secundários da quimioterapia, radioterapia e cirurgia, e mesmo depois do cancro, para combater a fadiga e ajudar no regresso ao trabalho."

Testemunho de uma doente sobre o papel da homeopatia durante o seu tratamento

Christine Naffah mora no sudoeste da França, está em remissão de cancro da mama e é autora do livro "Just Cancer".

“Quando descobri que tinha cancro da mama, uma amiga aconselhou-me a consultar o meu médico homeopata, pois estava certa que me iria ajudar. Após uma consulta aprofundada, o médico prescreveu-me medicamentos homeopáticos para me ajudar a lidar com os efeitos secundários do tratamento. Partilhei isso com o meu oncologista, que concordou. Primeiro fiz homeopatia na preparação para a cirurgia de remoção do tumor. Iniciei o tratamento cinco dias antes para diminuir a ansiedade e prevenir um edema. Continuei um mês depois para melhorar a minha circulação sanguínea, reduzir o edema e a dor. Desta forma, quando iniciei a quimioterapia, tomei medicamentos homeopáticos adaptados aos efeitos secundários esperados de acordo com o tratamento. Isso fez-me sentir bem? Digamos que, ao contrário da maioria das mulheres, nunca estive doente. Depois de cada sessão, cheguei a ir ao café! Também fiz homeopatia para aliviar as queimaduras de radiação e para lidar com o stress de toda a situação.
Hoje, o tumor está em remissão, e comecei terapia hormonal para prevenir um novo aparecimento. Decidi tornar-me uma Health Coach para ajudar os outros a melhorar a saúde através do seu estilo de vida. Estou convencida que os diferentes profissionais de saúde devem trabalhar juntos com um único objetivo: facilitar a vida do doente e integrar o seu bem-estar durante este difícil processo. "

1 Estudo MAC-AERIO, realizado de Janeiro a Março de 2010 em 18 centros de saúde em todo o país, com 850 doentes.

Aconselhe-se junto do seu farmacêutico.